Apoio ao Programa Mundial de Alimentos em 2018 - Fome no Iêmen
Em novembro de 2018, após a deterioração da situação no Iêmen, a Fundação concedeu um subsídio ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) para ajudar iemenitas que vivem beirando a inanição.
O PMA vem apoiando o Iêmen desde o início da crise, em 2015; no entanto, a recente escalada nos combates e um colapso econômico forçaram o PMA a ampliar seu nível de assistência. Dado que cerca de metade da população total do país (12 a 14 milhões de pessoas) está exposta à grave escassez de alimentos, a Fundação mobilizou seu Fundo de Emergência para a Assistência Alimentar visando resolver a crise de alimentos. Estima-se que a contribuição da Fundação garantirá que os alimentos, que salvarão vidas, chegarão a cerca de 13 mil pessoas por um mês.
Robert Serpollet, gerente geral da Fundação Louis Dreyfus, comentou a situação alarmante no Iêmen: “Fiquei profundamente tocado com a atual situação no Iêmen. Todos os relatos, fotos e vídeos falam por si. Espero que a doação da Fundação, bem como o apoio financeiro de outros atores públicos e privados com a orientação profissional e dedicada da equipe do PMA, ajudem a aliviar a grave desnutrição no país.”
Melhorar o estado da segurança alimentar e garantir a suficiência alimentar estão entre os principais objetivos da Fundação. O Fundo de Emergência para Assistência Alimentar da Fundação foi criado em 2014 para prover assistência emergencial às populações que enfrentam insegurança alimentar como resultado de desastres naturais ou crises humanitárias. Anteriormente, a Fundação já havia fornecido apoio à Etiópia, ao Sudão do Sul e às áreas afetadas pelo surto do vírus Ebola.
Para mais informações sobre o programa do PMA para o Iêmen, acesse http://www1.wfp.org/countries/yemen